28 de mar. de 2012

Doença de Parkinson

Doença Parkinson

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso central que provoca desordem nos movimentos do corpo em decorrência da degeneração de neurônios dopaminérgicos (que produzem o neurotransmissor dopamina). A dopamina é que controla e ajusta a transmissão (sinapse) dos comandos cerebrais para os músculos do corpo, sendo assim, a diminuição da secreção de dopamina leva à disfunção na troca de informações entre um neurônio e outro, ocasionado (principalmente) alterações dos movimentos.


Epidemiologia
A Doença de Parkinson afeta mais de 2% da população mundial com mais de 65 anos, não havendo distinção entre homens e mulheres. Entretanto, a idade média de surgimento dos sintomas ocorre entre os 50 e os 60 anos. Ressalta-se que apenas uma pequena porcentagem dos casos (de 4% a 10%) tem seu desenvolvimento precoce, ou seja, sintomas iniciais antes dos 40 anos.

Sinais e Sintomas
A doença é caracterizada por distúrbios motores e disfunções posturais. Os quatro principais sinais dessa patologia são: (i) bradicinesia (dificuldade e lentidão na realização do movimento), (ii) rigidez global (“corpo duro”, “pesado”), (iii) tremores e (iv) diminuição do equilíbrio. Além disso, pode causar diminuição da força muscular, alteração na marcha, alterações cognitivas, déficits de memória, distúrbios na fala, dificuldade de realizar movimentos sequenciais ou repetitivos, alteração sensorial (diminuição da sensibilidade) e disfunções nos sistemas gastrintestinais e cardiopulmonares.
Na maioria dos casos, o tremor é considerado o sintoma inicial, sendo importante referir que esse tremor se manifesta mesmo com a pessoa em repouso (parada). O caminhar é afetado, que é caracterizado pelo aumento progressivo da velocidade e redução do tamanho do passo, isso porque o individuo está sempre tentando alcançar seu centro de massa (ponto de equilíbrio) que ficou alterado devido a sua postura anormal (inclinada para frente).
Todos esses comprometimentos (físicos, mentais e emocionais) levam a grande dependência para realizações das atividades da vida diária, o que pode interferir negativamente na qualidade de vida.


Diagnóstico:
Em sua fase inicial, é de difícil diagnóstico. Como não há um teste definitivo, buscam-se informações com base na história do paciente e na avaliação clínica (observação dos sinais e sintomas). Conclui-se pela presença da patologia se o paciente apresenta ao menos dois dos quatro sinais listados acima.

Tratamento:
Não há cura para o Parkinson, mas o tratamento clínico, principalmente ministrando-se medicamentos, é direcionado para diminuir a progressão da doença, neutralizando os sintomas (complicações motoras e não motoras).
O tratamento medicamentos é associado ao tratamento nutricional (com uma dieta que favoreça a absorção dos medicamentos) e ao tratamento fisioterapêutico.
Na fisioterapia, as intervenções são dirigidas à melhora das funções motoras, do desempenho funcional (realização das atividades diárias). Utilizando exercícios de reforço muscular, alongamentos, técnicas de relaxamento, treinos de marcha, treino de equilíbrio e coordenação e treinamento cardiopulmonar.


O tratamento fisioterapêutico tem os seguintes objetivos:
- Melhora da mobilidade;
- Aumento da força muscular e flexibilidade;
- Estimulo do controle postural;
- Manutenção do equilíbrio;
- Melhoria na locomoção e aptidão física;
- Promoção de maior independência;
- Aumento da qualidade de vida.



Texto: Kátia Rech
Revisão: Manoela Heinrichs

2 comentários:

  1. Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
    HIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
    HIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860

    ResponderExcluir